domingo, 29 de janeiro de 2012

Resumo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Resumo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Capítulo I – Dos Princípios Fundamentais

Afirma o compromisso da enfermagem com a saúde do ser humano, o exercício da enfermagem com autonomia, respeitando a vida, a dignidade e os direitos do ser humano em todo o seu ciclo vital, sem discriminação e dentro dos princípios éticos legais.

Capítulo II – Dos Direitos

O profissional de enfermagem tem direito a:
•    Recusar executar atividades que não é de sua competência legal;
•    Participar de movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência e remuneração;
•    Recorrer ao COREN de sua jurisdição quando impedido de cumprir este Código;
•    Atualizar seus conhecimentos técnicos e científicos.

Capítulo III – Das Responsabilidades

•    Avaliar sua competência técnica e legal e somente aceitar atribuições quando capaz de desempenho seguro para si e para o cliente.
•    Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.

Capítulo IV – Dos Deveres

Atuar com ética, responsabilidade, justiça, honestidade, sem discriminar clientela. Respeitar os direitos do cidadão. Colocar-se à disposição de comunidades em caso de emergência. Comunicar ao COREN de sua jurisdição caso que infrinjam o presente código.

Garantir a continuidade da assistência de Enfermagem.

Capítulo V – Das Proibições

Negar assistência, abandonar o cliente, praticar atos que incumbem a outro profissional (exceto em casos de emergência), provocar maus tratos, assinar ações de enfermagem que não executou.

Capítulo VI – Dos Deveres Disciplinares


Cumprir as normas e obrigações com o COFEN e o COREN de sua jurisdição, facilitar a fiscalização do Exercício Profissional, manter regularizadas suas obrigações, apor o número de sua inscrição no COREN em sua assinatura, quando no exercício profissional.

Capítulo VII – Das Infrações e Penalidades

Ao profissional que for penalizado eticamente, poderão ser impostas as seguintes penalidades, determinadas no artigo 18 da lei 5.905/73.

Advertência verbal: é aplicada ao profissional, de forma reservada, e será registrada no prontuário dele, na presença de duas testemunhas;

Multa: obrigatoriedade de pagamento de 1 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator;

Censura: repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do COFEN e CORENS;

Suspensão do Exercício Profissional: proibição do exercício de enfermagem por um período não superior a 29 dias. Será divulgada nas publicações oficiais do COFEN e CORENs.

Cassação do direito do Exercício Profissional: perda do direito ao Exercício da Enfermagem e será divulgada nas publicações do COFEN e CORENs. Esta penalidade é de competência do COFEN.

Referência:


•    COREN-MG. Código de ética dos profissionais de enfermagem.

Por: CUNHA, Amarildo de Souza.
        Enfermeiro graduado pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

16 comentários:

  1. foi muito proveitosa suas informações porque estou comessando o cuso agora é muito bom ver que ainda esiste pessoas que se preocuca em ajudar o proximo continue assim que DEUS te ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, um conselho construtivo: estude português, como fará uma evolução de enfermagem escrevendo existe com S, começando com dois S? ...enfim, a crítica é construtiva. Abraço

      Excluir
  2. Obrigado Sr. Faça um cadastro e torne um usuário do blog. Sucessos na profissão.

    ResponderExcluir
  3. Fiz curso de Auxiliar de enfermagem em 2011, termino do curso a escola me forneceu carteira provisoria. Só que nunca trabalhei...Por todo este tempo agora ano de 2013 venho recebendo cobrança de 600.00 reas referente a anuidades..como profissional de enfermagem.
    Perg ...a quem recorrer se nunca pratiquei esta prof. (só fiz um curso, nunca tive intensão de trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Anônimo, a cobrança é devido o seu registro profissional no órgão de classe do seu estado. Portanto você deve procurá-lo para negociar sua dívida e cancelar o seu COREN, e se posteriormente você vier a trabalhar na área, você reativa sua inscrição. O melhor agora é procurar o COREN da sua região e cancelar o seu registro, já que não está trabalhando na área.

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo um curso de técnico em enfermagem e o seu resumo me ajudou a entender melhor o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. O resumo esta incompleto preste bastante atençâo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama-se resumo Núria Tatiana Tomaz de Souza. Tenho a liberdade de resumir do meu ponto de vista.

      Excluir
  7. ola sou angelica estudante do 3 ano de enfermagem da facul. pitagoras de londrina. e vou fazer umk concurso onde estava estudando e encontrei esse resumo que ja ira me ajudar ...muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Amarildo eu sou técnica em enfermagem vai ter um concurso federal em fevereiro e eu vou fazer este resumo do código de ética será que vai mi ajudar

    ResponderExcluir
  9. Ângela, vai te ajudar sim. Estude e dará certo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Gostei parabens pois me ajundou muito...Ana paula..

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito pois me ajundou (me ajudou muito a esclarecer minhas duvidas)Ana Paula.....

    ResponderExcluir